segunda-feira, 30 de abril de 2012

O regresso (ao blogue) de um cripto-judeu

Para comemorar os 1600 anos da instalação dos Suevos no território que é hoje Portugal e, consequentemente, da primeira autonomia do ocidente peninsular, durante quase dois anos mergulhei apaixonadamente num projeto de investigação (prestes a ser publicado) a que dei o título de

A Diarquia Sueva: Sociedade e poder no regnum dos Quados ocidentais e no Regnum Suevorum (358-585)

– tema que obviamente nada tem a ver com «o mundo dos Anusim».
Mas a verdade é que a um cripto-judeu português tudo o que é português lhe interessa. E que ninguém duvide de que os judeus portugueses (mesmo aqueles que como eu apenas o são de coração) amam verdadeiramente Portugal, a ditosa Luzidanya, onde chegaram há quase 3000 anos! Quando os Suevos chegaram, já dezenas de gerações de Filhos de Dan tinham aprendido a amar a Luzidanya. E esses Filhos de Dan somos nós, os judeus portugueses, os felizes que sabem que o são e os infelizes que nunca o saberão.

Recuperadas as forças, eis que volto a O PAÍS DAS SERPENTES.
A todos aqueles que com curiosidade e expectativa me leram e subscreveram, apresento as minhas desculpas por esta longa ausência. Voltamos a encontrar-nos agora… para falar dos «nossos» temas judeus. A todos prometo o regresso em breve (muito em breve), com novos trabalhos e novas reflexões.

3 comentários:

  1. Fiquei admirador e leitor, se me permitir, pois todas as leituras aos Suevos, povos que tambem nos trouxeram algo de novo! Fico sempre, lendo com avidez, temas desta nossa história- mário-jacques,Serra do Silveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais as minhas desculpas por esta resposta tardia. Sobre os Suevos, que lhe interessam. pode encontrar o meu trabalho no link em baixo. Boa leitura.
      José Galazak
      http://www.patrimoniocultural.pt/media/uploads/revistaportuguesadearqueologia/rpa16/AdiarquiasuevasociedadeepodernoregnumdosQuadosocidentais.pdf

      Eliminar
  2. Agora muitos, muitos problemas em portugal da forma economica...nao economia, sopas dos pobres tudos dias...muito, muito mal! E muitas pessoas, com tu, nao quer saber dos verdades en nosso povo do portugal! Por que? Por que tiens medo os verdades?

    ler meu blog dos verdades por que seu muito, muito importante! Agora, em portugal, nao trabalhos e nossa economa e lixo...muito triste! Que vai fasser?

    Obrigado e beijos

    ResponderEliminar